Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Guia prático para vender um imóvel ? confira os primeiros passos


Dicas - Dezembro, 2020

Você é proprietário de um imóvel e pretende vendê-lo, mas não sabe como e nem por onde começar o processo de venda? É normal ter diversas dúvidas e até mesmo se sentir perdido nessa tarefa, afinal vender um imóvel é uma tarefa com várias etapas e que requer cuidado em cada detalhe.

Mas não se desespere, para te ajudar nessa missão fizemos esse Guia Prático para vender um imóvel, assim você aproveita todas as dicas e vende o seu imóvel com tranquilidade, segurança e confiança.

 

Passos para vender seu imóvel

Vender um imóvel não é uma tarefa simples, requer muita atenção e certo preparo, afinal você proprietário deve estar preparado para lidar com todas as etapas da comercialização do seu imóvel.

Quando você se decide e pensa: ok, quero vender minha casa, o que fazer? É comum não saber por onde começar, mas nós vamos te ajudar, separamos cada etapa da venda de um imóvel para que você saiba exatamente o que fazer quando decidir vender o seu.

 

1ª Etapa - Documentação do Imóvel

O primeiro passo para vender sua casa é verificar a situação documental do imóvel. Cada propriedade possui uma série de documentos, que precisam estar em dia para que a comercialização possa ser feita sem imprevistos para o comprador e o vendedor.

Você deve estar se perguntando, qual a documentação necessária para vender ou alugar um imóvel? Bem, os documentos que precisam ser analisadas para a venda são:

 

Matrícula atualizada do imóvel

A matrícula atualizada do imóvel, também conhecida como Certidão de Propriedade ou Registro, é um documento onde constam todas as informações do imóvel desde que foi originado, ou seja, é como uma certidão de nascimento do terreno, mas que vai sendo atualizada com o passar dos anos de acordo com as características do imóvel e transações feitas, como a venda dele para novos proprietários.

Nesse documento estão localizadas informações como: metragem, proprietários atuais, vagas de garagem, transições de compra e venda, o tipo de transição, se foi financiamento, por exemplo e várias informações pertinentes à propriedade.

Esse documento está vinculado ao Cartório de Registro de Imóveis responsável pela área onde a propriedade está localizada.

 

Certidão Negativa do IPTU

Esse documento comprova a inexistência de débitos de tributos imobiliários junto à prefeitura.
 

Certidão Negativa de Débito Condominial

Caso você esteja pretendendo vender uma casa localizada em um condomínio, um outro documento importante é a Certidão Negativa de Débito Condominial (CND), conhecida também como declaração de quitação condominial. Esse documento garante ao comprador que o condômino (morador do condomínio) não possui débitos junto ao condomínio até aquela data, ou seja, é a garantia de que o imóvel está em dia com todos os pagamentos condominiais.

 

Certidão de Dados Cadastrais – IPTU

A Certidão de Dados Cadastrais, conhecida como IPTU, é um documento emitido pela Prefeitura Municipal, no qual constam todas as informações relativas à propriedade, como: endereço, quadra, lote, áreas territoriais e construídas, proprietário, valor venal, etc.

 

2ª Etapa - Documentação do proprietário do Imóvel

A 2° etapa do processo de venda de um imóvel é separar e averiguar toda a documentação do proprietário do imóvel.

Se você vai vender sua casa, anote todos esses documentos em sua listinha para não esquecer e ficar preparado.

 

  • RG e CPF do proprietário e cônjuge (se for casado);
  • Certidão de Nascimento (se for solteiro) ou Certidão de Casamento (se for casado);
  • Certidão de Interdição e Tutela;
  • Certidões judiciais no âmbito municipal, estadual e federal.

 

3ª Etapa - Avaliação do Imóvel

Depois de ter todos os documentos devidamente regularizados e separados para o processo de vendas, chegou a hora de avaliar o imóvel. Se você vai vender sua casa, saiba que o melhor caminho para definir o preço dela é contratar uma imobiliária que entenda bem do mercado, principalmente onde seu imóvel está localizado, para que possa avaliá-lo e definir um bom preço de mercado.

Tendo ao seu lado uma imobiliária, você tem a segurança e certeza de que fará um bom negócio, afinal a empresa conta com profissionais capacitados, com experiência de mercado para fazer o melhor negócio para você.

Normalmente, em uma avaliação de imóvel os pontos analisados e levados em consideração são:

  • Área total do imóvel;
  • Qualidade da construção;
  • Estado de conservação do terreno e construção;
  • Tendência de valorização ou desvalorização da região em que o imóvel está localizado;
  • Valor de venda de imóveis similares e próximos à propriedade.

Esse é um fator primordial para uma boa venda, quanto mais próximo do mercado ou seu preço estiver, maiores são as chances de fechar uma boa venda em um bom período de tempo.

 

4ª Etapa – Fotos do imóvel

Após separar os documentos e avaliar o imóvel para obter um bom preço de venda, você deve fotografar a propriedade para anunciar e atrair possíveis compradores.

As fotos são mais do que essenciais na venda de uma casa, é através delas que os compradores se interessam e optam por visitar e conhecer melhor o imóvel.

Claro, as fotos devem ser tiradas com muito cuidado, pois são o “cartão de visita” do imóvel. Por isso, tenha atenção aos detalhes para valorizar todos os pontos do seu imóvel e impressionar os compradores.

Algumas dicas para fazer boas fotos são:

  • Organize e limpe todos os cômodos da casa antes de fotografar;
  • Utilize boa iluminação nas fotos. Dê preferência para fotografar durante a manhã ou a tarde, a luz natural valoriza ambientes e faz com que as fotos fiquem mais atrativas;
  • Fotografe de ângulos que mostrem o ambiente completo. Caso não consiga, fotografe todas as partes do cômodo para que o comprador saiba como ele é;
  • Fotografe todos os cômodos;
  • Não esqueça, após fotografar verifique as fotos, se estiverem borradas ou muito desfocadas, fotografe novamente.

 

5ª Etapa – Receber visitas

Assim que as fotos forem feitas e atraírem compradores, a grande maioria entrará em contato para agendar uma visita particular ao seu imóvel para conhecer melhor e decidir se irão ou não efetuar a compra.

Quando os contatos forem feitos, lembre-se de responder de forma educada e ágil. Nesse momento, a agilidade de resposta é um ponto crucial que pode impactar na venda do imóvel.

Claro, sabemos que assim como a maioria das pessoas, você também pode estar ocupado e sem a disponibilidade para agendar as visitas, responder prontamente interessados, etc. Por isso, contar com uma boa imobiliária ao seu lado é ter a certeza de que alguém estará dando 100% de prioridade à venda do seu imóvel, respondendo e fazendo as visitas com os interessados. É contar com um intermediador perfeito entre o atual e futuro proprietário do imóvel.

A Acertto Imóveis conta com corretores capacitados para fazer o melhor negócio entre você e o comprador da sua casa. Temos anos de experiência no mercado imobiliário em Araçatuba e temos a expertise para te ajudar nessa missão tão importante.

 

6ª Etapa – Assinatura do contrato

Depois de encontrar um comprador, chegamos a última parte do processo de venda de um imóvel, a assinatura do contrato.

Essa é a etapa final de negociação, também é uma das mais importantes, pois é aqui que a venda será devidamente efetuada e tudo precisa ser feito com muita atenção.

O proprietário do imóvel e o comprador devem entrar em consenso e definir em um contrato todas as condições negociadas e acordadas previamente para que não ocorram imprevistos e descontentamento entre as partes.

Normalmente, após a assinatura do contrato:

  • Em casos de financiamento: é assinado o contrato de alienação fiduciária junto ao banco.
  • Em casos de pagamento sem o intermédio do banco: agendar data e horário com o tabelião e cartório de registro de imóveis para fazer a escritura pública.

Depois de fazer isso o processo da compra é finalizado! Você finalmente vendeu sua casa, e o comprador é o novo proprietário.

 

Vender uma casa não é muito fácil, mas se você seguir cada uma dessas etapas, com certeza o processo será muito mais fácil e prático para você! E como citamos, contando com uma boa imobiliária, o processo de venda é ainda mais simples e seguro.

A Acertto Imóveis já atua no mercado imobiliário em Araçatuba e toda região há 19 anos. Contamos com uma equipe altamente capacitada e com expertise na área, pronta para fazer o melhor negócio para você.

Se quer vender sua casa, a Acerrto é a escolha certa para te ajudar nessa tarefa! Todo o processo de venda é feito com muita cautela e segurança, para você relaxar e vender o imóvel da maneira que deseja. Entre em contato com a gente clicando aqui, ou caso prefira ligue e converse com um de nossos corretores para fecharmos a parceria ideal:

Fixo: (18) 3608-8676

WhatsApp: (18) 99814-1290

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog, e fique por dentro de diversas dicas sobre imóveis, mercado imobiliário, arquitetura e decoração. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades: Facebook/ Instagram.

Depois de vender seu imóvel, provavelmente irá buscar por outro, né? A Acertto Imóveis te ajuda a fazer a escolha certa. Temos um extenso catálogo com os mais variados tipos de imóveis residenciais e comerciais em Araçatuba e região esperando pelo dono certo. Dê uma olhada nas opções de imóveis disponíveis em nosso site, clique aqui.

mail_outline