Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

10 coisas que precisa saber antes de comprar seu imóvel


Dicas - Outubro, 2020

Comprar o próprio imóvel é um dos maiores sonhos de milhares de pessoas. Esse sonho é tão grandioso, pois um lar representa muito na vida de cada um. É nele que você passará a maior parte da sua vida, criará lembranças e viverá histórias emocionantes.

Ser dono do seu lar traz diversos benefícios, afinal sem um contrato cheio de restrições, você pode realizar qualquer reforma, que achar necessária, sem consultar e pedir autorização de terceiros.

Claro, essa decisão deve ser tomada com muita cautela, afinal você está decidindo o local onde passará uma grande parte ou até toda a sua vida. Por isso, trouxemos no artigo de hoje 10 coisas que você precisa saber antes de comprar seu imóvel, confira!

O que deve ser levado em consideração antes de comprar um imóvel?

Comprar um imóvel é uma ação que envolve muitos fatores e uma verba alta, por isso cada detalhe deve ser muito bem analisado antes de qualquer contrato ser assinado. Por isso separamos os principais pontos, que você deve analisar antes de comprar o seu imóvel.

 

1 – Qual é a verba disponível para a compra?

Antes de qualquer passo você deve ter em mente o quanto pretende investir na compra do imóvel. Esse passo é primordial para que a compra seja um sucesso.

Para definir a verba você deve fazer alguns questionamentos, como: Você pretende encontrar uma casa pronta ou que precisa de algumas reformas? Você usará móveis que já possui, ou comparará novos? Esse tipo de questão deve ser feita ao estipular a verba da compra, pois dependendo de sua resposta para elas, você sabe o quanto pode investir na compra e o quanto deve deixar reservado para as reformas, compra de mobília e decoração.

 

2 – Em que região você pretende morar?

Esse é um passo muito importante. Lembre-se de que ao comprar um imóvel você irá viver nele por um longo período de tempo, por isso todos os detalhes irão interferir em sua rotina diária.

Ao definir a região onde você pretende morar, leve em consideração se você prefere morar mais próximo ou mais longe do seu trabalho, da região central, da escola das crianças, se prefere um lugar mais calmo ou locais agitados. Cada uma dessas preferências interfere na escolha do bairro para morar.

Os bairros mais afastados costumam ser mais calmos por estarem afastados de avenidas movimentadas e agitadas, contudo para ir ao comércio é necessário se deslocar por mais tempo e uma distância bem maior. Enquanto bairros centrais podem ser um pouco mais agitados, mas você leva poucos minutos para ir aos comércios.

Ao definir um bairro, faça uma pesquisa. Pergunte aos amigos o que acham do bairro. Visite a região, fale com os moradores e entenda um pouco mais a fundo sobre o local em que você pretende viver. Essa visita pode ser fundamental para você ter certeza sobre a escolha ou repensá-la.

 

3 – Qual distância você está disposto a percorrer no dia a dia?

Após definida a região onde pretende morar, pesquise as distâncias. Liste os locais, que você vai com mais frequência, como trabalho, escola, faculdade, igreja, supermercado, academia e use a internet para ver qual é a distância da região onde você pretende morar até esses locais.

Se estiver disposto e quiser testar na pele como seria no dia a dia, faça os trajetos do bairro até alguns desses locais e veja se os trajetos e tempo de percurso são viáveis para você ou não. Se forem, você escolheu bem o bairro, se não, repense sua decisão e pesquise por bairros que atendam suas necessidades com mais eficácia.

 

4 – Quais são os seus planos para futuro?

Comprar um imóvel é uma decisão, que impactará a sua vida a longo prazo, por isso é mais do que essencial ter em mente quais são os seus planos para o futuro. Calma, você não precisa ter tudo detalhado na ponta do lápis, mas ter em mente alguns fatores, que podem ser afetados quando relacionados ao imóvel.

Algumas decisões, que podem ser impactadas pelo imóvel são: você pretende casar? Ter filhos? Adotar animais de estimação? Todas essas questões devem ser levadas em consideração antes de você comprar qualquer imóvel, afinal você deve ter em mente o espaço adequado para que essas situações, que virão no futuro possam se acomodar perfeitamente no seu tão sonhado imóvel.

 

5 – Que tipo de imóvel que pretende comprar?

Depois de ter a verba e o local definidos, decida qual é o tipo de imóvel que pretende comprar: usado ou novo; casa ou apartamento; com quintal ou sem quintal; garagem ou sem garagem. Pondere sobre esses detalhes para que tenha em mente um “esboço” do imóvel, assim a busca será mais direta e assertiva.

 

6 – Quantos cômodos o seu imóvel ideal deve ter?

Após pensar sobre todos os tópicos anteriores, você deve decidir quantos cômodos o seu imóvel perfeito deve ter. Lembre-se de considerar todas as suas necessidades atuais e futuras.

Você pretende ter filhos? Trabalhar de casa? Receber visitas? Ter um cômodo só para lazer? Ter uma suíte? Um lavabo? Cozinha grande? Sala de jantar? Cada um desses questionamentos interfere na quantidade de cômodos, que o imóvel deve ter, afinal dependendo da resposta você precisará de mais ou menos cômodos.

Mas não se esqueça de levantar essas questões, pois você deve pensar em tudo isso, para que na hora de procurar o imóvel você encontre um adequado a todas as suas necessidades.

 

7 – Quanto você pretende gastar com condomínio?

Esse é um questionamento para quem opta por morar em condomínios fechados ou apartamentos. Ambos os espaços possuem uma taxa, que é cobrada mensalmente para cobrir os gastos com segurança, manutenção dos ambientes, entre outros pontos. Com o passar dos anos essa taxa pode ou não ser atualizada.

Por isso, ao escolher um imóvel para comprar lembre-se de se atentar ao valor dessas taxas para que não tenha que lidar com essa surpresa após comprá-lo.

 

8 – Quais amigos e familiares podem te ajudar na decisão?

Em uma decisão tão grande e importante como essa é bom contar com a ajuda de amigos e familiares de confiança, que possuem experiência em adquirir imóveis. Através das experiências deles você pode tomar decisões ainda mais assertivas.

 

9 – Quem te ajudará a encontrar o imóvel perfeito?

Depois de ter tudo bem planejado, você precisa encontrar a imobiliária e o corretor que te ajudarão a buscar pelo imóvel perfeito. Tendo uma boa imobiliária ao seu lado, a busca será muito mais eficiente e claro, assertiva.

Os conhecimentos prévios e experiência de mercado da imobiliária, somados ao seu preparo serão a combinação ideal para encontrar o imóvel perfeito.

 

10 – Esse é o imóvel perfeito?

Depois de passar por todas as etapas chegamos na mais aguardada, você encontrou um imóvel, que atendeu todas as suas necessidades. Ele é realmente o imóvel perfeito? Para ter a certeza, você pode fazer algumas coisas.

Visite o imóvel em momentos diferentes do dia para ver como é a luz, o ambiente, a rua, etc. Dê uma volta pela vizinhança, conheça seus possíveis vizinhos e os comércios, que estão próximos do seu futuro novo lar. Se tudo for ótimo, você conseguiu, encontrou o imóvel perfeito para você, basta assinar o contrato e desfrutar de sua nova conquista.

 

Gostou dessas dicas? Guarde-as bem e quando for o momento use-as, elas são realmente valiosas e irão te ajudar a encontrar o imóvel perfeito com muito mais agilidade.

E lembre-se, se precisar encontrar um imóvel em Araçatuba ou região, a Acertto Imóveis te ajuda a fazer a escolha certa. Dê uma olhada nas opções de imóveis disponíveis em nosso site ou caso prefira ligue e converse com um de nossos corretores:

Fixo: (18) 3608-8676

WhatsApp: (18) 99814-1290

 

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro de diversas dicas sobre imóveis, arquitetura e decoração. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades: Facebook/ Instagram.

 

mail_outline