Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Como usar plantas e vasos na decoração de sua casa


Ambientes - Outubro, 2020

Decorar um novo lar não é uma tarefa simples, afinal você deve encontrar itens que combinem com os ambientes e também que tenham a ver com os moradores, mas principalmente que deem a sua cara à casa.

Uma tendência que é muito coringa, traz um charme incrível aos ambientes e agrada a maioria das pessoas é utilizar plantas na decoração.

Claro, algumas plantas precisam de cuidados especiais e lidam melhor com determinados ambientes, por isso nós trouxemos para você no artigo de hoje algumas dicas sobre como usar plantas e vasos na decoração da sua casa, confira!

 

Benefícios de utilizar plantas na decoração

As plantas, além de lindas, trazem vários benefícios ao serem utilizadas como decoração. Esses benefícios, inclusive podem refletir diretamente na saúde e bem-estar dos moradores.

Alguns dos principais são:

- Aumentam a umidade do ar;

- Melhoram a qualidade do ar;

- Filtram substâncias prejudiciais à saúde;

- Auxiliam na redução do pó acumulado no mesmo ambiente (isso acontece devido ao aumento da umidade);

- Auxiliam na prevenção de problemas respiratórios;

- Reduzem a incidência de alergias;

- Auxiliam a controlar a temperatura dos ambientes.

Existem muitos outros benefícios, mas claro, tudo depende da espécie de planta, que você utilizar na decoração. Algumas podem ajudar em alguns desses aspectos e outras em aspectos diferentes, mas mesmo assim todas trazem algum tipo de benefício, por isso vale muito a pena apostar nelas como itens decorativos.

 

Quais modelos de vasos são ideais para utilizar na decoração?

Existe uma variedade gigantesca de modelos de vasos, que podem ser utilizados na decoração de sua casa, por isso você pode escolher o que preferir e mais combinar com o seu gosto e a decoração do seu lar. Contudo, temos uma dica importante para você: os vasos para ambientes externos são diferentes dos utilizados em ambientes internos.

 

Vasos de planta para ambientes externos

Os vasos para áreas internas e externas são diferentes, pois precisam lidar com situações climáticas bem diferentes. Os para ambientes externos lidam com sol forte, chuva, vento, enquanto os para ambientes internos não.

Por isso, os tipos mais recomendados para áreas externas são os vasos de planta feitos de cerâmica ou concreto, pois são materiais naturais mais resistentes, ou seja, terão uma durabilidade muito maior em relação a outros materiais quando exposto ao clima.

 

Vasos de planta para ambientes internos

Já em ambientes internos os vasos não irão sofrer as consequências do clima, por isso, você pode brincar à vontade com o material. Contudo, nesses casos você deve se atentar ao tipo de planta que irá cultivar, afinal alguns tipos não se dão bem em ambientes internos.

 

Quais plantas usar na decoração?

Assim como os vasos, também existe uma variedade enorme de espécies de plantas, que você pode utilizar na decoração da sua nova casa. Existem tipos de plantas para todos os gostos, mas claro, antes de escolher alguma você deve pesquisar bem sobre ela para entender como cuidar corretamente, afinal cada espécie possui suas características.

Por exemplo, se você optar por plantas, que demandam bastante luz do sol, posicione-as em locais estratégicos onde há a incidência de luz solar, como janelas, portas, etc. Já plantas que preferem a sombra podem ser utilizadas em corredores e cômodos mais fechados.

Como citamos, diversas espécies podem ser utilizadas para decorar ambientes internos, mas as mais conhecidas e requisitadas são:

Folhagens

  • Samambaia;
  • Jiboia;
  • Maranta;
  • Peperômia;
  • Ciclanto;
  • Espada-de-São-Jorge;
  • Lança-de-São-Jorge;
  • Costela-de-Adão;
  • Comigo-ninguém-pode;
  • Suculenta;
  • Cacto;
  • Babosa;
  • Rhipsalis.

Com flores

  • Antúrio;
  • Kalanchoe;
  • Lírio;
  • Violeta;
  • Bromélia.

 

Como utilizar as plantas na decoração?

Existem várias maneiras, que você pode explorar ao decorar sua casa com plantas. Você pode fazer arranjos, utilizar suportes, vasos de tamanhos variados, deixá-las suspensas ou diretamente no piso, enfim, tudo depende do que você quer transmitir e prefere.

Contudo, alguns dos principais métodos utilizados para incorporar as plantas na decoração são:

Cachepôs

Os cachepôs são recipientes decorativos encontrados em diversos formatos e materiais, que são utilizados para cobrir os vasos tradicionais, dando um charme a mais para a planta e sua decoração.

 

Canteiros

Mesmo sendo geralmente utilizado em áreas externas, os canteiros são ótimos também para quem mora em apartamentos. Neles é possível plantar diversas mudas ornamentais, ervas medicinais e até mesmo temperos. Você pode brincar à vontade com os canteiros.

 

Painéis

Os painéis são estruturas utilizadas como suporte para vasos. Normalmente feitos com ripados de madeira ou grades de ferro, são muito utilizados em muros e paredes para criar jardins verticais.

 

Pendentes

Como o próprio nome já diz, os pendentes são estruturas, que deixam as plantas suspensas do chão. São ótimos para dar um toque mais romântico e charmoso aos ambientes, além de não ocuparem espaço e ajudarem a preencher espaços vazios como paredes.

 

Pronto! Agora você já pode começar a pesquisar, encontrar as suas plantas preferidas e se jogar na decoração. Transforme a sua casa em uma extensão da sua personalidade, dê a ela os toques necessários para que todos que visitarem sintam assim que entrarem, que ela é sua. As plantas vão te ajudar muito nessa tarefa.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog, e fique por dentro de diversas dicas sobre imóveis, arquitetura e decoração. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades: Facebook/ Instagram.

E lembre-se, se precisa encontrar um imóvel, a Acertto Imóveis te ajuda a fazer a escolha certa. Dê uma olhada nas opções de imóveis disponíveis em nosso site ou caso prefira ligue e converse com um de nossos corretores:

Fixo: (18) 3608-8676

WhatsApp: (18) 99814-1290

 

mail_outline