Logo Casa Branca Imobiliária


$array_posts['posts']['0']['alt']

Quais são as melhores opções de granito para utilizar na decoração?


Objetos e Decoração - Outubro, 2020

Decorar o lar é uma tarefa animadora, contudo também pode ser difícil, afinal todos os itens precisam combinar e ter harmonia com os acabamentos escolhidos na hora da construção.

Definir quais pedras e materiais serão utilizados nos acabamentos não é simples, existe uma variedade enorme de tipos que você pode escolher. A dúvida pode ser o maior desafio que você vai enfrentar nessa missão.

Ao decidir você deve ter sempre em mente a decoração que quer fazer em seu lar quando estiver pronto, e claro, a praticidade do acabamento ou revestimento. O granito é uma opção muito requisitada, pois além de ser super resistente possui uma variedade enorme de cores. Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre quais são as opções de granito para utilizar na decoração.

 

Granito, uma opção muito requisitada

O granito é um material muito conhecido por ser uma ótima opção de acabamento e revestimento para construções. Ele é uma rocha ígnea ou magmática, muito comum no solo, por isso é encontrada com bastante facilidade.

Essa rocha, por ser magmática, apresenta uma grande resistência aos efeitos climáticos, por isso são ótimas opções também para áreas externas e com tráfego intenso. Além disso, é muito resistente, pois é uma rocha maciça, ou seja, não possui estruturas internas.

Outro benefício dessa rocha, é que ela possui um índice muito baixo de absorção de líquidos, ou seja, pode ser utilizada também em ambientes que terão contato direto com água, como pias, lavatórios, balcões, etc.

Por ser tão resistente e possuir uma variedade enorme de cores, o granito é muito requisitado em construções, pois se encaixa em ambientes e projetos variados.

 

Quais são as melhores opções de granito para utilizar na decoração?

Claro, como já citamos o granito possui uma grande variedade de cores, por isso, separamos para você as mais conhecidas e utilizadas em projetos arquitetônicos.

 

Granito Amarelo Icaraí:

Com um tom branco amarelado, o granito Amarelo Icaraí, possui um baixo índice de absorção e uma alta uniformidade.

Onde pode ser utilizado?

É um tipo que pode ser aplicado em diversos pontos do projeto, mas geralmente é utilizado como revestimento para as bancadas de cozinha e de banheiro.

 

Granito Amarelo Ornamental:

Também conhecido como Giallo Ornamental, o granito Amarelo Ornamental possui uma granulação média a grossa, fundo róseo amarelado com alguns pontos em castanho.

Onde pode ser utilizado?

Pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos, geralmente é encontrado em escadas, varandas e pisos internos personalizados ou padronizados.

 

Granito Azul Norueguês:

Possui um fundo acinzentado, com pequenos grãos em tons de azul, preto e marrom.

Onde pode ser utilizado?

Possui um índice baixíssimo de absorção de água, por isso, pode ser utilizado nos mais variados acabamentos, inclusive em ambientes que ficarão expostos a água e umidade.

 

Granito Branco Fortaleza:

Com uma textura homogênea, o granito Branco Fortaleza possui um fundo branco e pequenos pontos nas cores cinza e preto.

Onde pode ser utilizado?

Muito utilizado em balcões e tampos de cozinha, balcões de lavatórios e pias.

 

Granito Branco Itaúnas:

Muito parecido com o mármore, o granito Branco Itaúnas, possui um fundo branco creme, pequenos pontos avermelhados, cinzas ou verdes com granulação média.

Onde pode ser utilizado?

Possui um índice baixíssimo de absorção de água, por isso, pode ser utilizado nos mais variados acabamentos, inclusive em ambientes que ficarão expostos a água e umidade.

 

Granito Branco Siena:

É formado por pequenos pontos que dão uma aparência quase uniforme a rocha com fundo esbranquiçado.

Onde pode ser utilizado?

Geralmente é utilizado em pisos internos e externos, ilhas de cozinha, lavanderias e até mesmo em revestimentos de paredes internas e externas.

 

Granito Branco Marfim:

Possui um fundo claro esverdeado com pintas pretas bem uniformes.

Onde pode ser utilizado?

Geralmente é utilizado em ambientes internos como pisos e bancadas para trazer pontos de claridade aos espaços.

 

Granito Marrom Absoluto:

Possui um tom marrom escuro muito uniforme.

Onde pode ser utilizado?

É bastante procurado para ser utilizado em bancadas e ilhas de cozinha, por seu tom sofisticado e elegante.

 

Granito Preto Absoluto:

É considerado o material natural mais escuro. Também é um dos granitos mais uniformes, sendo totalmente preto.

Onde pode ser utilizado?

Os decoradores adoram utilizá-lo para criar contrastes no ambiente e na decoração. É muito comum de ser utilizado em escadas e itens de cozinha, como bancadas, pias e ilhas.

 

Granito Preto São Gabriel:

Muito parecido com o granito Preto Absoluto, o granito Preto São Gabriel, só se difere devido a sua aparência um pouco menos homogênea e por conter uma granulação média e irregular.

Onde pode ser utilizado?

É uma das opções mais populares escolhidas para ser o revestimento de cozinhas e áreas gourmet, tanto internas quanto externas em itens como bancadas, pias e ilhas.

 

Granito Verde Ubatuba:

Possui uma cor esverdeada bem escura com pequenas manchas um pouco mais claras. É uma opção mais econômica para quem busca granitos escuros como o Preto Absoluto e o Preto São Gabriel.

Onde pode ser utilizado?

Assim como o Preto Absoluto e o Preto São Gabriel, o Verde Ubatuba, pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos para trazer contraste a decoração.
 

Qual tipo de acabamento utilizar no granito?

Quando dissemos que a dúvida seria um grande desafio ao escolher o granito para a decoração do seu lar, não estávamos brincando. Depois de escolher a rocha preferida, você também deve escolher qual tipo de acabamento utilizar nela. Os principais são:

Bruto:

Essa opção se refere ao granito sem acabamento, ele é utilizado no projeto quase sem interferências, levando bastante textura a decoração.

Flameado:

Também conhecido como jato de fogo, esse acabamento dá ao granito um aspecto áspero, rugoso e ondulado. É comum de ser feito para áreas externas por possuir propriedades antiderrapantes.

Apicoado:

Também conhecido como pequenas marteladas, esse acabamento dá ao granito aspereza, aspecto poroso e uniforme. Assim como o Flameado, esse acabamento é indicado para áreas externas por possuir propriedades antiderrapantes.

Jateado:

Também conhecido como jatos de areia, esse acabamento dá ao granito um aspecto opaco.

Levigado:

Também conhecido como lixamento bruto, esse acabamento é semi-polido, dando ao granito um aspecto rústico e sem brilho.

Polido:

Também conhecido como brilho, esse acabamento dá ao granito um aspecto liso e brilhante. Com ele, a pedra fica mais lisa e escorregadia, por isso é indicado para áreas mais secas.

Resinado:

Esse acabamento cobre os poros existentes nos granitos, dando um ótimo polimento e brilho. Assim como o polido, é bastante indicado para áreas mais secas.

 

Agora que você já sabe um pouco sobre os principais tipos de granito e seus acabamentos não tem erro, basta escolher o que mais lhe agrada e combina com a sua proposta de decoração.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog, e fique por dentro de diversas dicas sobre imóveis, arquitetura e decoração. Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades: Facebook/ Instagram.

E lembre-se, se precisa encontrar um imóvel, a Acertto Imóveis te ajuda a fazer a escolha certa. Dê uma olhada nas opções de imóveis disponíveis em nosso site, ou caso prefira ligue e converse com um de nossos corretores:

Fixo: (18) 3608-8676

WhatsApp: (18) 99814-1290

mail_outline